sábado, 29 de outubro de 2011

o surfcasting e seus troféus!!!!!!!!!

 Olá amigos pescadores estamos abordando nesse tópico algo que chama á atenção de todo pescador esportivo os troféus da pesca nesse caso a pesca de beira de praia.
  fazer alguns sacrifícios em busca de seus troféus é o primeiro de tudo, planejamento com antecedência nas escolhas das marés e luas certas pois como sabemos a lua tem influencia direto nas marés e com isso nos peixes e seus comportamentos em determinadas fazes das luas e etc... e conhecimentos do local que só é adquirido com experiencia ou com relatos de outros pescadores que estiveram no local
saber quais especies comumente são pegas! e nisso se prepara para a pescaria. como mostra na foto acima particularmente sempre pesco com três matérias. com dois sendo barra pesada e com outro barra leve que são composto por caniços de 4,50m, 3,90m e 3,0m isso me dá uma certa vantagem em relação a pescaria com uma só vara pois assim fica mais fácil de encontra os peixes pois na pesca de praia os peixes são encontrados depois da arrebentação nos canais esse variam de distância de acordo com á praia e assim devemos posicionar nossas iscas nesses locais.
  

Um dos passos fundamentais escolher iscas frescas fazem a diferença na pescaria e em alguns lugares a isca do local é que faz toda diferença e saber quais dessas iscas tem melhor ação com á especie que você procura é passo fundamental. aqui no nosso estado encontramos praias rasas e com ventos fortes e temporadas com mais ventos que outras regiões e assim um bom arremesso, mais linha fina abaixo de 0,30mm faz um bom começo nessa modalidade e conhecer seu oponentes pois toda informação que você consegui sobre a especie alvo melhor, hábitos alimentares, que tipo de praias eles são mais comuns, praias rasas ,praias de tombos ou com corais como encontramos no nordeste e etc e assim fica mais fácil de termos nosso troféu na linha e ai ter belos combates com os peixes alvos.

dentre eles os mais visados são os pampos, xaréus, pescada, arraias,robalos(camurins) e outros mais. sempre é bom irmos á praias menos visitadas por banhistas quanto mais deserta, melhor. para termos nossos troféus nas mãos e assim conquistar nossos objetivos.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

pescaria de tucunaré na estrada!

mais por muitos motivos não chegamos a arriscar umas pinchadas. nesse dia fomos tentar um desses açudecos como são chamados pequenos açudes.
e para nossa surpresa nos deparamos com belos bocudos e marrentas trairas que fizerão a nossa alegria!
   acima nosso fotografo e pescador FABÂO fazendo todos os registros dessa empreitada.
nosso colega e pescador ADRIANO PINTO com seu primeiro tucuna pego com isca de superficie(foto acima)
de muito tucunas pegos e soltos tiramos alguns para saborear esse foi um deles!
todos os tucunas que formam levador para casa tinham o tamanho acima ou igual a o tamanho minimo para pesca do tucunaré amarelo que é 35cm assim damos a chance de pelo menos uma desova ao exemplares pescados!
o pesque e solte que sempre falo aos amigos é bem simples se antes eu pegava 100 peixes e matava todos os 100 hoje dos mesmos 100 pegos eu solto 90 e os outros 10 e trago para o consumo imediato dessa maneira vc consegue dar a natureza tempo de recuperação causa o menor impacto ao ecosistema. num total foram em media trinta peixe etre trairas e tucunarés levamos para casa um total de 7 exemplares sendo um tucunaré pra cada pescador. pesque e solte faz bem e não levem peixes para dar para os vizinhos levem os vizinhos para pescar e fazerem contato com a natureza!

mais um pego com a zara(isca de superficie que faz nado em z)


a bela traira que não resistiu e abocanhou a zara de 12cm.
 até a proxima pescaria!